Desde a criação observamos a dificuldade do ser
humano em assumir suas responsabilidades e erros, incluindo as consequências
das suas ações. Foi assim no jardim do Éden. “E chamou o Senhor Deus ao homem e
lhe perguntou: Onde estás?” (Gn3.9). Você acha mesmo que Deus não sabia onde
Adão estava quando o chamou após a queda? O salmista declarou: “Para onde me
ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? (Sl139.7) Uma
clara alusão da total impossibilidade de sumirmos das vistas de Deus. Ainda para
tentar justificar o injustificável, o primeiro homem criado respondeu ter
ouvido a voz do Altíssimo no jardim, mas devido estar nu, por medo, se
escondeu; ou, equivocadamente, considerou estar escondido.
Quem nunca pensou em se esconder por algum tempo,
quer seja pelo acúmulo de problemas, por vergonha das pessoas ou até mesmo do
próprio Deus? Podemos pensar que sumir é a solução, embora em algumas situações
constrangedoras traga alívio momentâneo, mas, definitivamente, não é a solução.
A expressão “chamado”, é sempre lembrada como algo a realizar, no entanto ela
é, acima de tudo, uma manifestação. Atender a um chamado é se colocar à
disposição. “A quem enviarei, e quem há de ir por nós (Isa6.8)? Esquecemos,
muitas vezes que o pecado não é somente o ato de fazermos algo indevidamente;
mas também o não fazermos o que deveríamos ter feito: “Aquele, pois, que
sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tg.4,17)
Talvez a história mais conhecida na Bíblia de alguém
que tentou fugir da sua responsabilidade, foi a do profeta Jonas. O motivo pelo
qual intentou, diferentemente do que alguns pensam, não foi o medo do povo
inimigo; mas a indiferença com uma pitada de vingança. Querer o opressor
abençoado é sentimento de poucos. Tinha ele a plena consciência de que Deus
perdoaria seu adversário mediante o arrependimento, o que, de fato, aconteceu;
assim como não queremos sequer ver aqueles que nos causaram males ou problemas.
É mais fácil o “entregar nas mãos de Deus” do que se propor a sanar as questões.
O não querer tornar a encontrar, o sumir; pode ser uma forma de acobertar uma
dificuldade; além do que, este “entregar”, é bem mais pra juízo condenatório,
que para compaixão.
Na maioria das vezes a mágoa contraída também vem
carregada de orgulho. Temos de hábito nas celebrações da Ceia do Senhor,
orarmos uns pelos outros, como ensinou Tiago, entretanto, é clara a motivação
explicitada - a cura: “Confessai,
pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para
que sareis...” (Tg5.16a). Assumir ou revelar algo como orientação
espiritual para sumir a enfermidade é o modus operandi divino.
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa
e as deixa, alcançará misericórdia” (Pv28.13).
Existe uma consequência ou cobrança do Espírito Santo no
sentido de tomarmos uma posição altruísta? Davi dizia que no seu silêncio os
seus ossos envelheceram pelo seu bramido todo o dia, significando que seu corpo
se desgastava e se consumia. Como a avestruz que mergulha sua cabeça num buraco
para “fugir de um problema”, muitos nem querem tocar em temas que trazem
desconforto, sobretudo pecados não confessados e sequer assumidos. Neste poema
escrito pelo rei Davi, ele ainda completa: “porque a tua mão pesava dia e
noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio (Sl32.4).
Na versão NTLH diz que as forças, ou vigor, se acabaram como o sereno que seca
no calor do verão. Isto é, irreversível! No entanto, no verso seguinte declara
ter confessado e, consequentemente, perdoado e curado.
Não tenho dúvida que existe uma identificação
sobrenatural quando a presença do Senhor está em nós, mesmo que pecando. Os
que, verdadeiramente, amam a Deus, são tocados para lembrarem da aliança
com Cristo e do arrependimento. Pedro quando seguia o mestre, de longe, foi
abordado por alguém o acusando de ser discípulo com a seguinte afirmativa:
“...és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia” (Mt26.73). O que
tem nos identificado com o Salvador? Assumimos a nossa fé ou estamos sumindo da
comunhão do Corpo de Cristo?
Jesus
afirmou: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam
as vossas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Mt5.16).
Culto da comunidade
vidas tem sido abençoadas sendo alimentadas espiritualmente e fisicamente todas às terças 7:30h
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Ótima opção para você que não pode vir aos cultos pela noite
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todas às sextas - feiras às 15h - sua casa merece seu sacrifício
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CULTO DE DEPARTAMENTOS ÀS 19H - SEGUNDO DOMINGO - 13/04 -
cada Ministério se apresenta louvando ao Senhor !
você que faz parte dos grupos, esteja presente também nos ensaios, e se ainda não é, mas quer fazer parte, procure a liderança.
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O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA
As crianças talvez digam que é época
de comer chocolate, lembram do coelho, ovo..., para os adultos é a época da
canjica, bombons..., isto sem contar na alegria dos pescadores e peixarias, o
preço é bem mais alto _ é a lei da oferta e procura. Os católicos mais
tradicionais consideram uma afronta a Deus quando um cristão come carne na
famosa “sexta-feira santa”; como se quebrasse um mandamento. A
origem da Páscoa, que significa PASSAGEM ou PESSACH como diz os judeus, povo
detentor desta celebração, portanto, conhecedor do simbolismo dessa festa, foi
uma ordenança para lembrança de um milagre. No relato em Êxodo 12 encontramos a
verdadeira instituição da páscoa, e no Novo Testamento em I Coríntios, o
apóstolo Paulo traz a grandeza da revelação daquele ato simbólico ao afirmar:
“...Pois também Cristo, nosso cordeiro pascal foi imolado. ” (I Cor. 5.7).
Literalmente, a Páscoa denota
sacrifício, gratidão e livramento. Ainda os hebreus estavam escravizados no
Egito; Deus, por meio do líder Moisés, pedindo a Faraó libertação, e este
recusando a deixá-lo ir com Moisés, quando foi decretada a décima praga aos
egípcios - morte dos primogênitos.
A sentença foi proferida, haveria morte de
primogênitos em toda casa que não tivesse a marca de sangue nos umbrais,
conforme determinou o Senhor. Moisés instruiu que as famílias hebreias
sacrificassem um cordeiro e aspergissem o sangue nos umbrais como sinal para o
livramento.
No horário determinado, à meia-noite,
o anjo da morte feriu fatalmente todos os primogênitos egípcios, inclusive dos
animais. Então, finalmente, Faraó liberta-os da escravidão, permitindo que
fossem para o deserto, como solicitado.
Trazer a memória este acontecimento seria para consolidar ... Continuação do Texto
https://pastorednilsonsobrinho.blogspot.com/2017/04/o-verdadeiro-significado-da-pascoa.html
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